quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Lições e estações

São quatro estações bem definidas aqui no estado, verão definitivamente significa derretimento/suor/queimaduras em vez de bronze. Inverno que traz o típico costume de tomar vinho com os amigos, se reunir na casa de alguns e ver filmes, junções, saídas pros lugares que agradam. Primavera que é tão boa de sentir! Do mesmo jeito que as folhas ressurgem, algumas histórias mudam nessa época - tanto pra bem quanto pra mal - e da mesma maneira como os amores começam, alguns terminam.
Pra mim essa história de que a primavera traz muitos recomeços não vale, o inverno sempre me trouxe coisas capazes de mudar o resto do meu ano, ou até o início dele - assim como o verão. Talvez por um deles trazer mais calor e o outro ter o frio acentuado, calor trazendo a curtição que tem a época de verão e o bom e velho friozinho que carrega a carência com ele sempre. Nem sei mais quanto tempo se passou desde que uma dessas minhas histórias teve fim, parei de contar simplesmente porque cada vez que paro pra juntar meus dedos e ir somando me assusto. Só sei que faz tempo! Por um lado isso pode ser bom e por outro muito ruim, já que os meus objetivos e planos estavam baseados nessa história.
O segredo pra tudo na vida - com todos esses posts que fiz e todos esses meus questionamentos durante o ano de 2009 - é paciência, tolerância, calma, frieza em alguns momentos e principalmente saber ser reservada, observadora. Aprender em quem confiar talvez seja uma das grandes virtudes que um ser humano pode ter, pois desde que eu dei de cara no muro muita gente da qual eu confiei não esteve presente, muitos sumiram, outros apareceram - mas com certeza me trouxeram grandes aprendizados - e o que a gente aprende não esquece mais.
Ando na vida hoje como da primeira vez que dei os meus passos, engatinhados de primeira, um pouco mais seguros de segunda e de terceira confiante como quem sabe o que espera do outro lado. Como da primeira vez que andei de bicicleta e tive na conta meus joelhos e canelas carimbados com roxos, mas com a lição na cabeça: quando se aprende a andar uma vez, nunca mais se esquece!

Nenhum comentário: