quinta-feira, 16 de junho de 2011

No escuro


Já percebeu como é difícil escrever na luz? Parece que a escuridão traz algo de íntimo que busca violar tuas proteções e te fazer vomitar tudo na folha, na página, no editor de postagem. Eu, nunca soube escrever na luz. Todas as vezes que escrevi com luzes acesas ou com o sol no meu rosto, escrevi mal. Não foi espontâneo, foi forçado, uma maneira de tentar salvar o blog que ninguém lê com alguma coisa um pouco mais alegre. Só que simplesmente percebi que alegrias não têm graça para terceiros, nós nos sentimos felizes com nossas alegrias, mas os outros preferem saber o mais íntimo de nós - nossas tristezas, dúvidas, anseios.
É por isso que me nego a escrever de dia, acho chato, banal, apenas mais um digitar e apertar de teclas que eu nem queria escrever. É chato porque não faz sentido não ter sentido. Todo mundo sente dor, e praticamente, do mesmo jeito. Todo mundo já sofreu por amor, todo mundo já sofreu por uma perda. A identificação que se tem com isso é maior do que uma alegria, pois alegrias e felicidades são individuais e vividas somente por você, de um jeito único. Agora as dores, meus caros, eu já não sei se são assim, tão exclusivas. Já me passou pela cabeça que todo mundo erra do mesmo jeito, nas mesmas etapas e as outras que não erraram ainda, certamente errarão da mesma maneira que aquelas que erraram, mesmo que saibam como contornar esse erro. É do ser humano. Só que errar é chato.
Errar é chato porque na verdade, ninguém pede pra errar e aprender sofrendo com seu erro, ninguém quer sofrer perdas e nem mesmo sofrer por alguma coisa. O caminho que se busca é a felicidade, as alegrias, e a emoção que dá liga pra nossa vida é o sofrimento, ao mesmo tempo que não o queremos, induzimos nossa vida a nos trazê-lo, pois é uma forma de nos impedir de chegar a lugares que queremos chegar, fazendo com que nossa caminhada demore mais e seja mais prazerosa, mais árdua, mais suada e portanto mais memorável.
Aposto que ninguém se vangloria de algo que conseguiu fácil - e se o faz, é porque geralmente não consegue algo difícil. A sensação e emoção de não conseguir o que se quer as vezes traz mais adrenalina do que a de conseguir. Você consegue e pronto, finda seu objetivo e você tem de buscar outro, para continuar seguindo em busca do que você não quer conseguir alcançar para continuar andando. Qual a explicação pra isso? Eu não sei, só sei que não escrevo na luz, só no escuro consigo me descobrir.

Nenhum comentário: